Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada

Balneário romano de alcolobre

Alcolobre é a denominação da ribeira que delimita geograficamente os concelhos de Abrantes e Constância, situando-se as ruínas do balneário a poucos metros desta, num antigo terraço fluvial do Ribatejo. Para as visitar há que deixar a Estrada nacional 118 que liga Santa Margarida ao Tramagal, virando à direita pelo caminho de terra que conduz à Quinta do Carvalhal. Também à direita, entre o olival podem ser admirados os restos do Balneário.

Os vestígios romanos na área já são conhecidos pelo menos desde o séc. XIX, pois nessa altura foi oferecida por um particular à cidade de Abrantes, uma planta arqueológica onde o Balneário já era assinalado. Mais tarde, em 1933, também o Arquivo Histórico Militar lhes fazia referência.

Em 1964, Margarida Ribeiro no Arqueólogo Português é autora do artigo “Vestígios Romanos em Abrantes e Arredores. Nota sobre uma planta Arqueológica” refere a existência de achados como cerâmica, moedas e pesos, mencionando a existência de ruínas.

No ano seguinte, durante o mês de Fevereiro, aquando da realização de trabalhos rurais foram postos a descoberto alguns achados que vieram permitir aos Drs. Jorge e Adília Alarcão da Universidade de Coimbra a elaboração do primeiro estudo científico conhecido relativo aos vestígios romanos na Herdade do Carvalhal. Tratava-se então de uma sepultura de incineração, datável do Século II d.c..

• Categoria:Igrejas

© 2024 Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia