atendimento 249 736 215

Sociedade Recreativa Portelense

Sede: Rua Fundadores da Sociedade R. Portelense, 48 Portela
2250-342 Santa Margarida da Coutada

Telef: 249 736 723

E-mail: soc.portelense@gmail.com
 

Historial: 
A Sociedade Recreativa Portelense foi fundada a 20 de Janeiro de 1934, por um grande número de homens da “terra” que se tornaram nos seus primeiros associados sendo representados pelo Sr. João Mendes da Costa Freire, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da altura.
 
Várias foram as iniciativas destes sócios que, em 1935 criaram uma Tuna Musical. Em 1940, é criado o Grupo Música, Danças e Cantares da SRP e dois anos depois, aproveitando o entusiasmo gerado à volta dos grupos anteriores criam o Grupo Cénico de Teatro Amador.
 
Até à década de 50, estes Grupos mantiveram uma regular actividade, tanto no concelho de Constância, como nos limítrofes, momento a partir do qual e paulatinamente se foram extinguido, restando hoje apenas as suas memórias e recordações.
 
Em 1981, surge um novo ciclo virado para as actividades desportivas. São então dados os primeiros passos para a construção do Parque Polidesportivo que existe hoje.
 
Em 1998 é criada uma secção de Dança Rítmica Juvenil, constituída por uma dezena de jovens.
 
Pelo seu carácter associativo em prol da comunidade, esta colectividade viu reconhecido o seu trabalho em 04/07/2001,  ao conseguir adquirir o Estatuto de Utilidade Pública .
 
Actualmente esta colectividade tem actividades regulares quer no âmbito desportivo, quer no âmbito cultural, sendo de referenciar ao nível desportivo a Classe de Ginástica existente desde 2007 e a realização regular de convívios de pesca desportiva e torneios de chinquilho, sueca, snocker e ping-pong e a nível cultural a promoção regular de diversas actividades como bailes de salão, festejos anuais e espectáculos de teatro e música popular.
 
Principais actividades:
Actividades culturais e desportivas destinadas à comunidade em geral, entre as quais: pesca desportiva, ginástica, desportos vários, festejos anuais…
 
Futuramente esta colectividade pretende criar condições para estimular o ressurgimento dum grupo de Teatro Amador e de Cantares, criar uma secção de pesca desportiva de rio, criar uma secção de futebol de cinco em parceria com outra Associação juvenil e criar condições para incentivar os jovens à iniciação musical.

 
 
(informação prestada pela Direcção da Coletividade - atualizado em 22/outubro/2013)
Brasão
Rua dos Combatentes, 10
Aldeia de Santa Margarida da Coutada
2250-366 Santa Margarida da Coutada
O site JF Santa Margarida da Coutada utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito