Os Quatro Cantos do Cisne - Associação p/ o Desenvolvimento Social e Comunitário

Sede: Rua de Santo António 1, Pereira

Telef:

osquatrocantos@gmail.com / os.quatro.cantos@adsl.xl.pt

Historial:
Nascida na localidade da Pereira, a 15 de Agosto de 1994, é uma Associação, cujo intuito inicial era o de potenciar o desenvolvimento rural e comunitário do mais pequeno lugar da nossa Freguesia, a Pereira, inicialmente designada como “Os Quatro Cantos do Cisne” – Associação de Desenvolvimento Rural.
Um dos primeiros projetos foi o projeto Leader+, com objetivo de recuperar o património da aldeia, nomeadamente noras, a fonte da Ti “Ana, o tanque e o forno comunitário, bem como a colocação de sinalização de locais de interesse.
Seguiram-se o Grupo de Música Popular, os Concursos de Gastronomia, projetos em parceria com o Instituto Português da Juventude e cursos no âmbito da Educação e Formação.
A Associação começou a tomar outras proporções e que podia ir muito mais além, dentro e fora do Concelho, pelo que foi necessário alterar os estatutos e os seus objetivos.
Em julho de 2000, os Quatro Cantos do Cisne – Associação para o Desenvolvimento Rural passaram para Os Quatro Cantos do Cisne – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário. Após esta data, alargaram-se os seus horizontes, trabalhando em múltiplas áreas dentro e fora do concelho de Constância.
Foi transformada em IPSS desde 16/04/2001.

Principais actividades:
A Associação é responsável, juntamente com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, pela gestão dos Centros de Tempos Livres do Concelho, os quais são frequentados por mais de 200 crianças, com idades dos três aos 12 anos;
É também responsável pelo Projeto de Intervenção Precoce agora denominada ELI (Equipa Local de Intervenção Precoce de Constância) e se destina a crianças dos 0 aos 6 anos de idade, especialmente dos 0 aos 3 anos, que apresentam deficiência ou risco de atraso grave de desenvolvimento e suas famílias;
E pelas Atividades de Enriquecimento Curricular, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Constância, a Câmara Municipal de Constância e a Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro.
Desde 2000, e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, dinamiza a primeira empresa de inserção do concelho de Constância cujos principais objetivos são inserir desempregados de longa duração, como medida de colocação no mercado de trabalho, de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de prevenção de comportamentos de risco, por um período máximo de 2 anos e com vista à sua integração sócio-profissional; Contribuir para a valorização das potencialidades locais, em termos de capacitação e empowerment da população ativa do Concelho, bem como a valorização do património local; Estabelecer e fortalecer parcerias com Entidades e Instituições públicas e privadas no concelho de Constância, na perspetiva de combater com rigor e competência o número de desempregados desta região.
As férias desportivas existem desde 1997; a realização das Festas da Pereira, agora denominada de Festa Rural; a dinamização do Concurso de Gastronomia, entre muitas outras atividades de cultura e lazer.

“Os Quatro Cantos do Cisne”, desde 2004, tem tido uma participação bastante ativa no antigo PROGRAMA JUVENTUDE, agora alterado e melhorado, com a designação de Programa Juventude em Ação desenvolvendo projetos regulares em 4 das 5 Ações que contemplam o Programa Juventude, são elas:
Intercâmbios Internacionais, projetos onde podem participar jovens entre os 13 e os 30 anos; Serviço de Voluntariado Europeu (SVE), que pode ser desenvolvido por Jovens entre os 18 e os 30 anos, sendo esta entidade a primeira e única do distrito de Santarém a acolher Voluntários, tendo sido também pioneiros no Envio; Iniciativas de Jovens e projetos que promovam uma cidadania mais ativa junto dos Jovens, promovendo valores de Respeito e Tolerância, bem como Inclusão de jovens com menos oportunidades; Seminários, Cursos de Formação, Encontros de Jovens e visitas de Estudo Internacionais, que permitem conhecer outras realidades do mundo associativo pela Europa fora, além de permitir criar algumas parcerias para projetos que já foram desenvolvidos e se irá continuar a desenvolver no futuro.

Projeto CANTO VIVO, nascido em 2010, com o objetivo de trazer gente à localidade, muitas famílias vêm com as suas crianças, principalmente durante o fim-de-semana ver os animais. Dispõe de vários espaços pedagógicos que reúnem um conjunto de atividades relacionadas com a Agricultura, Pecuária, Flora e Tradição, o fazer o pão, queijos e doce de frutas, conhecer a flora, realizar os trabalhos da horta e zelar pelos animais. Desfrutar de um Picnic ao som dos animais, ordenhar uma cabra e amamentar a biberão um borrego acabado de nascer. A possibilidade de fazer novas amizades usufruindo da simpatia e disponibilidade das “gentes da terra”. Muito importante também é o acolhimento de voluntários dos vários cantos da Europa que vêm colaborar com a Associação neste projeto. O Canto Vivo é tudo isto! Momentos e pessoas. Sentir, Cheirar e Tocar a natureza de uma forma lúdica e pedagógica.

(informação prestada pela Direcção da Coletividade - atualizado em 12/novembro/2013)