Igreja de S. João - Malpique

“E uma obra do povo. Primeiro foi posto escolar, construído nos anos 40 com o contributo da população. De 1970 para cá é igreja, graças ao querer e ao esforço da gente de Malpique.

Vem de 1962 a raiz mais funda da história deste templo, pequena ainda no tempo mas grande para quem o tem por seu. Foi nesse ano que o povo pediu ao pároco que cedesse uma imagem do Sagrado Coração de Maria para junto a ela rezar o terço e fazer uma procissão, chegando o mês de Maio. E assim foi por vários anos, até que o povo juntou dinheiro e comprou imagem nova, devolvendo à matriz a que tinha por empréstimo. Corria o ano de 1969.

Entretanto tinham ficado vagas as instalações do posto escolar, por terem sido construídas escolas novas, e então o povo, incentivado pelo António Esteves, capelão do Campo Militar e pároco de Santa Margarida, resolveu comprá-las à Junta de Freguesia para as adaptar a templo e passar a ter ali a missa, sem ter de ir à matriz que ainda fica distante. E assim foi: acertou-se um valor para a venda, obviamente simbólico, de 4.500$00 e foi lavrada escritura de propriedade em nome da Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Margarida. Fizeram-se obras, construíram-se a sacristia e a parte inferior da torre. O povo tinha, fina/mente, a igreja ao pé da porta.

Mais recentemente, em 1988, já com o actual pároco, padre Ilídio Mendonça, voltaram a ser feitas obras e uma vez mais o povo colaborou: remodelou-se o pavimento, beneficiaram-se as paredes, dotou-se o edifício com instalações sanitárias e fez-se subir a torre, adquirindo o templo o aspecto que tem hoje.

Para além da imagem do Sagrado Coração de Maria, que o povo tinha comprado mesmo antes de ter a igreja, foi nesta altura que adquiriu a de S. João Baptista, seu patrono, que todos os anos sai em procissão. Existe também um Cristo crucificado, esculpido em amieiro, que se foi buscar ao Crato ao mestre que lhe deu forma.