atendimento 249 736 215

Grupo Recreativo e Desportivo "Os Relâmpagos" de Vale de Mestre

Sede: Estrada do Depósito 3, Vale de Mestre
2250-382 Santa Margarida da Coutada

Telef:
918 588 213

E-mail:
relampagos@sapo.pt
 
Historial: 
"antecedentes históricos à fundação"
As gentes de Vale de Mestre desde cedo se mostraram devotas e crentes, no entanto, enfrentavam um grave problema, neste pequeno lugar da Freguesia de Santa Margarida da Coutada não existia qualquer tipo de templo religioso onde os mesmos pudessem fazer as suas preces.  Foi com este ímpeto que se juntou um grupo de homens e mulheres no início dos anos setenta do séc. XX com vista à construção de uma capela no lugar de Vale de Mestre. Efectuaram diversos peditórios e festas populares de forma a angariarem fundos que permitissem a construção do referido templo.
 
Passados alguns anos e logo após a revolução do 25 de Abril de 1974, este grupo de homens e mulheres entendeu que devido ao facto de já existirem três templos religiosos na freguesia, ou seja, duas capelas e uma igreja matriz, seria lógico e sensato proceder-se à efectivação de um referendo – talvez o primeiro referendo democrático que se realizou em Portugal – a fim de se consultar os habitantes deste pequeno Lugar, sobre se pretendiam a construção de mais uma capela na freguesia ou se achavam por bem caminharmos para a possível construção de um Parque de Cultura, Recreio e Desporto. Realizado o citado referendo, com boletins de voto colocados em todas as habitações, o resultado foi manifestamente favorável à edificação de um Parque Cultural, Recreativo e Desportivo.
A partir daqui é criada uma comissão de festas com a responsabilidade de organizar todos os anos os festejos anuais. Como não existia um espaço físico onde os mesmos pudessem ser realizados, a primeira grande preocupação da referida comissão de festas, foi encontrar um terreno onde pudesse realizar todos os anos os festejos anuais.
 
Neste sentido, a Comissão de Festas desenvolveu as diligências necessárias junto da Família Themudo de Castro com vista à doação do terreno onde hoje se encontra implantado o Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Mestre “ Os Relâmpagos”. O terreno foi doado por escritura pública a 16 de Março de 1976.
O Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Mestre é fundado a 16 de Abril de 1977 sucedendo à comissão de festas.
A capela a construir seria em Honra de São Pedro, a partir daqui as festas populares levadas a cabo até aos dias de hoje foram sempre brindadas com muito vento, dizendo o Povo que foi castigo pela não construção da referida capela.
 
Principais actividades:
Festejos Anuais
A preparação e a concretização dos festejos anuais exigem a mobilização de pessoas para além dos elementos dos corpos sociais. A primeira tarefa que se leva a cabo é a marcação de uma reunião com todos os habitantes do lugar de Vale de Mestre, com vista à preparação dos grupos encarregues da realização dos peditórios nos cinco lugares da Freguesia de Santa Margarida da Coutada e num dos lugares da Freguesia de Constância.
Os habitantes são convocados para a referida reunião mediante a entrega de ofícios porta a porta, no qual consta o assunto, a hora e o local onde se realizará a reunião. Para além da constituição dos grupos para os peditórios, são definidas as datas para a montagem das estruturas amovíveis que são necessárias assestar, nomeadamente a vedação do recinto e colocação de redes de protecção.
 
Os festejos anuais realizam-se no último fim-de-semana de Junho, neles é posta à disposição dos visitantes um conjunto de ofertas musicais que passam desde logo pela actuação de grupos corais, ranchos folclóricos e conjuntos de variedades.
A gastronomia é a rainha de eleição nos nossos festejos anuais, procuramos oferecer um cardápio que contemple comida tipicamente Ribatejana, de onde destacamos a fataça frita e as migas à relâmpago.
Era habitual a realização do tradicional torneio de chinquilho, mas como a participação foi diminuindo progressivamente, optamos pela sua não realização.  
Por fim, oferecemos ainda aos nossos visitantes a típica quermesse apetrechada de vários prémios e que fazem as delícias dos mais novos e dos mais velhos.
Os festejos anuais caracterizam-se pela mobilização e convívio das gentes deste pequeno lugar da freguesia de Santa Margarida da Coutada.
 
Almoço de Aniversário
O Aniversário da Associação celebra-se todos os anos durante o mês de Abril, dependendo apenas da proximidade do dia 16 de Abril, data da fundação do Grupo.  As comemorações iniciam-se às 9:00 horas com o tradicional içar da bandeira, seguindo-se, às 13 horas o almoço que conta sempre com a presença de muitas pessoas.  A tarde é o momento alto da expressão cultural da nossa região, com actuação de grupos musicais do nosso distrito.
Todos os anos, é celebrada uma missa em memória dos sócios falecidos e do nosso benemérito Dr. Afonso Themudo de Castro seguida de deposição de coroas de flores nos cemitérios.
 
Passeio de Cicloturismo
O cicloturismo realiza-se todos aos anos, normalmente durante o mês de Maio, percorrendo as principais ruas dos cinco lugares da nossa Freguesia. Pelo meio à uma paragem para tomar o pequeno – almoço e no fim do passeio realiza-se um almoço convívio entre os participantes.
 
Ginástica de Manutenção
Esta atividade tem a periocidade semanal, realizando-se nas instalações do Grupo durante todo o ano. Esta actividade anual conta em termos médios com 35 pessoas.
 
Convívios de Pesca Desportiva
Participamos todos os anos com uma equipa composta por 4 elementos no concurso de pesca desportiva integrado nas festas da Freguesia. Para além da participação no convívio supra referido, organizamos todos os anos um convívio de pesca desportiva em que participam em média quarenta a cinquenta pescadores.
 
Caminhadas Pedestres
O Grupo também realiza todos os anos no início de Abril uma caminhada que percorre os caminhos rurais da freguesia de Santa Margarida da Coutada. Estas caminhadas para além do objectivo primordial que é o exercício físico visa também dar a conhecer aos participantes a fauna e a flora existentes na nossa terra. Neste sentido, as caminhadas contam com a presença de um técnico devidamente habilitado que ao longo do percurso vai descrevendo a fauna e a flora e esclarecendo as dúvidas dos participantes.
  
Órgãos Sociais Eleitos para o biénio 2013/2014

Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Filipe Miguel de Oliveira Calixto
1.º Secretário: Horácio Fernandes Duarte
2.º Arnaldo Lopes Boiada Coruja
 
Direcção
Presidente: Sérgio Miguel Santos Pereira de Oliveira
Vice-Presidente: Felismino Fernandes Mateus
1.º Secretário: Rogério Pereira de Oliveira
2.º Secretário: Maria João Pratas Arsénio Vital
Tesoureiro: Francisco José Baião Arsénio
Vogal: Manuel Lopes Maria Calixto
Vogal: João Adriano Boiada Picão
Vogal: Maria da Glória Pereira de Oliveira Pinheiro
Vogal: Helena Maria Boiada Rodrigues Mateus
Vogal: Urbano Manuel Barroso Amante
Vogal: Luís Manuel dos Santos Pires

Conselho Fiscal
Presidente: Maria Manuela de Oliveira Arsénio
1.º Secretário: Manuel Rodrigues Morais
2.º Secretário: Luís Filipe Alfaiate Gaspar

< voltar

(informação prestada pela Direcção da Coletividade - atualizado em 12/novembro/2013)
Brasão
Rua dos Combatentes, 10
Aldeia de Santa Margarida da Coutada
2250-366 Santa Margarida da Coutada
O site JF Santa Margarida da Coutada utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito