Capela do Campo Militar de Santa Margarida

Com início da actividade do Campo Militar de Santa Margarida, houve necessidade da criação de um espaço onde pudessem decorrer as celebrações religiosas, assim foram iniciadas as obras de construção do dito espaço em 1957, tendo ocorrido a inauguração em Agosto de 1959 com a presença do Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Joaquim Agostinho de Moura.

“E uma construção característica da arquitectura do Estado Novo, combinando referências ao gótico e ao romântico. O conjunto apresenta-se leve e esguio e a fachada lembra umas mãos postas em oração.

No interior, o espaço está organizado em três naves. No altar da capela-mor encontra-se um retábulo com a imagem de Santa Margarida, orago da freguesia e padroeira da capela. Nas naves laterais existem três altares em cada uma, com as imagens de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, S. Teotónio e S. João de Brito, à esquerda, e do Sagrado Coração de Jesus, Santo António de Lisboa e beato Nuno Álvares Pereira, à direita.

São notáveis os candelabros em ferro forjado, executados por serralheiros militares, a pia baptismal em granito, a madeira de sucupira do Brasil e os painéis de azulejo produzidos propositadamente para a capela.

Na fachada sobressai uni belo vitral que alude à devoção do militar português a Nossa Senhora. Lateralmente, no interior, estão expostas as insígnias das várias armas. Do alto da torre sineira o olhar alcança uma privilegiada panorâmica sobre o conjunto do Campo Militar.

Situada ao fundo da avenida central do Campo, a capela assume-se como uma referência, uma marca ordenadora, uma presença destacada do sagrado na imensidão do espaço castrense. Quem passe algum tempo da sua vida no Campo Militar, seja qual for a convicção religiosa que tenha, não é capaz de o imaginar sem a sua omnipresente capela.”